BOTEQUIM DO TONELOTTI

Bem vindo ao Botequim do Tonelotti, um Buteco virtual, que na sua essência da dicas de sambas. Desde já agradeço a sua visita, aqui além de dicas de sambas, você também poderá ter dicas de bares, festas populares, saúde e também poderá ver diversas fotos postadas semanalmente. Sinta-se á vontade para navegar por aqui, torne-se um seguidor do meu blog. Grato pela visita, Marcos Tonelotti, um amante do samba, um amante da nossa música popular Brasileira. marcostonelotti@hotmail.com

quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Samba de Terreiro de Mauá e Sr. Valdir 59 - 04/12/2011

Waldir 59 é o número 1 da Velha Guarda da Portela, o mais antigo compositor, protagonista e detentor, da história do samba do Rio de Janeiro. Waldir é conhecido como verdadeira “lenda viva do samba”, pois não só foi o parceiro inseparável de Candeia e o responsável por Clara Nunes e Paulinho da Viola terem integrado a comunidade azul e branca da Portela, como participou do filme Orfeu do Carnaval (sendo responsável por toda parte musical do samba), e até hoje em seus 80 anos, mantém ( criando, organizando e inspirando) a verdadeira tradição do samba.
Seja compondo para Zeca pagodinho, Marisa Monte, participando de partido alto e do carnaval, ou sendo um dos diretores assessores da Portela, Waldir 59 contribui todos os dias para sua comunidade com a verdadeira poesia (fazendo viver por ela tantos ideais; como o desvelo, a humildade, a crítica social, a generosidade e o amor- transmitidos brilhantemente em suas letras e na energia do samba.) Mas não é só com sua comunidade que Waldir contribui, é com todo o Brasil - por ter criado boa parte das mais lindas músicas que cantam (e encantam) até hoje o povo.
Mantendo a história e o espírito dessa expressão da cultura popular que ele mesmo ajudou a criar ao longo de sua vida, Waldir 59 é jurado na escolha dos sambas enredos da atualidade, é fomentador de rodas de novos compositores, é em seu ser a memória viva e a inspiração para que as novas gerações não deixem de cultivar o verdadeiro valor da música popular brasileira, frutificando-o em suas comunidades.
“Porém, ai porém....” como diria Paulinho da Viola (na música “O Rio que passou em minha vida” - que alias foi Waldir o responsável por ter lançado-a na Portela) esse grande mestre de nossa tão amada cultura popular – o samba - não é reconhecido e valorizado como merecia em âmbito Nacional e enfrenta sérias dificuldades para continuar realizando seu trabalho e sua vida , pois esta quase completamente cego e não possui condições financeiras para realizar o tratamento médico que necessita. Mas Waldir 59 é um “caso diferente”, de humanidade, pois não se deixa abater pela doença e continua a caminhar sozinho pelas ruas do Rio com muito esforço ( gratificante ele garante) porque o permite freqüentar todas as rodas de samba. Diz Waldir 59 (diante do espanto de toda gente de como consegue ir de cá para lá de lá para cá de ônibus e andando): eu me oriento pelo que está gravado na memória - junto a toda a valiosa história do samba - o caminho de casa até a Portela.
Assim, é no sentindo de possibilitar que esse grande mestre venha a ter sua importância reconhecida, suas histórias documentadas e divulgadas, e a valiosa oportunidade financeira de tratar de seu grave problema de saúde, é que este projeto está escrito em seu nome, cujo prêmio acreditamos ser merecedor e que representará uma inestimável ajuda, para que no final de sua vida esse grande mestre possa viver com toda a dignidade que merece.














Valdir 59 e Tia Cida

Nenhum comentário:

Postar um comentário