BOTEQUIM DO TONELOTTI

Bem vindo ao Botequim do Tonelotti, um Buteco virtual, que na sua essência da dicas de sambas. Desde já agradeço a sua visita, aqui além de dicas de sambas, você também poderá ter dicas de bares, festas populares, saúde e também poderá ver diversas fotos postadas semanalmente. Sinta-se á vontade para navegar por aqui, torne-se um seguidor do meu blog. Grato pela visita, Marcos Tonelotti, um amante do samba, um amante da nossa música popular Brasileira. marcostonelotti@hotmail.com

sexta-feira, 29 de abril de 2011

Anhanguera da Samba 29/04

Às vésperas do quarto aniversário, a roda de sama que os Inimigos do Batente e a A. A. Anhanguera promovem toda última sexta-feira do mês tem procurado se erigir numa verdadeira celebração do samba no mais amplo espectro da sua manifestação, enquanto voz privilegiada da expressão popular brasileira. Nesse sentido, alternadamente buscou-se proporcionar ao público tanto o contato com grandes ídolos consagrados – Monarco, Noca, Nei Lopes, Wilson Moreira... - como com novas vozes desse coro que eternamente se renova – Maurinho de Jesus, Edu Batata, Paulinha Sanches, etc.; tanto trazer a expressão das vertentes mais tradicionais do velho samba - Tantinho, Luiz Grande -, como as que dialogam, na fronteira, com outras tendências da música brasileira – Moacyr Luz, Douglas Germano, Kiko Dinucci; o samba de São Paulo – da Capital, do Interior e da Baixada - e do Rio; tanto homenagear aqueles que já se foram, deixando a semente sagrada que multiplica os frutos de que nos alimentamos – João Nogueira, Denise Camargo, Renato Borgomoni – como os que seguem firmes na jornada sem talvez ostentar a popularidade a altura de seus enormes talentos – Carmem Queiroz, Bira da Vila, Dorina... E, principalmente, não esquecendo de incensar em vida os grandes baluartes que, do alto de seus cabelos brancos e de suas muitas histórias constituem os elos de ligação dessa corrente inquebrantável que une a força dos antepassados à promessa de pujança das novas gerações, como foram os casos de Toniquinho Batuqueiro, Carlão do Peruche, Germano Mathias, Ivan Milanez, Velha Guarda do Camisa e do Peruche. Nessa última categoria inscreve-se a homenagem ao convidado deste mês ao grande cantor e compositor Kazinho.

Paraense de nascimento, Kazinho radicou-se por aqui ainda nos anos 50 e indentificou-se completamente não só com os modos de vida desta Terra da Garoa, mas com a sua maneira peculiar de fazer samba, inserindo-se desde logo, com seu singular talento de cantor e compositor, na tradição brilhantemente inaugurada pelo genial Caco Velho. Em apenas um LP dos anos 60 pode-se ouvir a sua singular maneira de dividir o samba, mas em vozes de grandes estrelas da música brasileira - entre as quais destacam-se as de Germano Mathias, Cyro Monteiro e Noite Ilustrada - suas composições alcançaram a divulgação merecida, tornando-se uma referência na "escola" do samba sincopado que se desenvolveu singularmente em São Paulo.

Reconhecido como bom violonista e excelente cantor nos meios do samba, esse malandro de fina estirpe, boêmio à moda antiga, nos brindará com seus sambas e suas histórias, do alto de seus 83 anos! A homenagem dos Inimigos do Batente será abrilhantada ainda com a participação especialíssima de dois ilustres convidados: Chico "Médico" Aguiar e Paulinha Sanches. Promessa de mais uma noite histórica!

Inimigos do Batente: Railídia (voz), Fernando Szegeri (voz, ganzá), Paulinho Timor (percussão geral), Cebolinha (repique de anel), Helinho Guadalupe (cavaquinho), K-belinho (pandeiro), Luís "Tchubi" (violão de sete cordas) e Koka (surdo e percussão).


Clube Anhangüera: Rua dos Italianos, nº 1.261 - Bom Retiro. Telefone: 3361-1799. Sexta-feira, 29 de abril de 2011, a partir das 22h30. Ingressos: R$ 15,00.

Nenhum comentário:

Postar um comentário